Recuperação de Dados em Sistemas RAID
Tempo é dinheiro. Tenha seus dados corporativos recuperados com maior agilidade.
As unidades RAID (Redundant Array of Independent Disks) são uma solução de armazenamento de dados comum em ambientes corporativos.
Elas são construídas conectando vários HD’s para expandir a capacidade de armazenamento e criar redundância e/ou throughput de dados.
Essa configuração de várias unidades oferece mais confiabilidade e tolerância a falhas do que um sistema de armazenamento de unidade única.
Além disso, configurações como RAID 0 fornecem desempenho aprimorado em comparação com unidades de armazenamento de disco rígido padrão, embora sem proteção ou redundância de dados.
Configurações como RAID 10 utilizam uma combinação de recursos para oferecer desempenho e redundância para os ambientes mais críticos.
Os recursos de redundância de dados do RAID são uma faca de dois gumes.
Embora a maioria das configurações de RAID forneça uma camada extra de proteção para seus dados, a configuração de vários discos muitas vezes os torna suscetíveis a falhas.
Além disso, falhas iniciais comuns de RAID podem facilmente passar despercebidas.
Certos níveis de RAID comuns podem sustentar uma ou mais falhas de unidade sem qualquer diferença perceptível nos recursos de leitura e gravação.
Este recurso de tolerância a falhas parece ótimo em teoria, mas quando uma ou mais unidades em um RAID experimenta qualquer tipo de falha e não for corrigido imediatamente, você de repente se torna vulnerável a um cenário de perda total de dados quando a próxima unidade falhar.
É comum que Sistemas RAID incluam uma opção de enviar e-mail ou alertas de texto no caso de falha do RAID.
Esses mecanismos de alerta integrados são uma maneira infalível de descobrir rapidamente um problema de RAID.
Os especialistas em recuperação de RAID recomendam que esse recurso seja configurado e testado no processo inicial de configuração do RAID.
Monitorar de perto o painel do RAID é outro aspecto importante para garantir que o RAID esteja funcionando corretamente.
O painel deve informar sobre a saúde e a atividade de sua configuração.
Um aviso será emitido se qualquer parte do RAID apresentar um erro ou falha.
Qualquer tipo de falha de unidade em sua configuração deve ser tratada imediatamente para evitar maiores danos.
A utilização regular de testes SMART (tecnologia de automonitoramento, análise e relatório) em seu RAID e discos fornecerá sinais de alerta de falha do RAID.
Dependendo do seu equipamento, você deverá perceber beeps ou Leds de status piscando em uma ou mais gavetas de HD’s com uma cor diferente da habitual (normalmente de verde passa a ser amarelo ou vermelho nos casos de falha).
Descobrir um disco danificado logo no início permitirá que você substitua o disco por uma unidade íntegra antes que ele cause uma falha extensa e perda de dados.
Como acontece com qualquer tipo de disco rígido, você também deve estar ciente de qualquer clique ou ruído excessivo proveniente de seus discos rígidos RAID.
Esses ruídos podem ser um sinal de que sua unidade está com problemas e você deve tomar medidas para evitar a perda de dados.
Nós sabemos a frequência com que os sintomas e avisos de falha de RAID são colocados em segundo plano com boas intenções de cuidar deles mais tarde.
Mas quando se trata de seus dados, você não pode ignorar esses avisos e arriscar a perda permanente de dados.
Se você está procurando meios de recuperar dados de uma unidade RAID com falha, pode ter considerado recuperar com seus próprios métodos.
A Utilização de softwares baixados da internet, mesmo aqueles pagos ou software livre, podem ser uma opção tentadora se você espera evitar o custo de pagar por serviços de recuperação de dados.
No entanto, somos contra a tentativa de recuperação de dados por conta própria, pois além de ser um método totalmente arriscado, ele pode tornar a perda de dados permanente e irreversível, dadas as múltiplas dependências e camadas de complexidade dos dispositivos RAID.
Continuar operando com um RAID degradado ou tentar sua própria recuperação pode resultar em arquivos corrompidos, sobrescritos ou danificados permanentemente.
Os engenheiros do Hospital dos Dados tomam precauções essenciais, como fazer uma cópia completa de cada unidade do RAID antes de iniciar qualquer procedimento de reparo ou recuperação.
É comum a perda de dados em casos que foram agravados devido a manipulação e tentativas inadequadas de recuperação anteriores.
Ao confiar seus HD’s com falha para nosso serviço de recuperação de dados, você pode ter certeza de que seus dados terão a maior chance de recuperação completa, desde que estejam preservados.
Descrevemos o que fazer e o que não fazer na recuperação de RAID para ajudá-lo a saber o que você pode fazer agora.
A próxima etapa é entender como você pode obter seus dados de volta com o máximo de sucesso e eficiência possível, independentemente do dispositivo RAID que estiver usando.
Os níveis de RAID mais comuns são RAID 0, RAID 1, RAID 5, RAID 6 e RAID 10.
O custo de recuperação de seus dados depende de muitos fatores, incluindo o tipo de falha,o nível de RAID que você está usando e quantidade de HD’s.
Abaixo, você encontrará um esboço das causas mais comuns de falha de RAID e o custo que você pode esperar para recuperar seus dados.
Quais são as principais causas de falha em sistemas RAID?
Embora o RAID tenha muitos benefícios, nenhum dispositivo de armazenamento de dados é perfeito e há causas comuns de falhas do RAID que ainda podem deixar você sem acesso aos seus dados.
As falhas de RAID costumam ocorrer como resultado de:
Mau funcionamento ou queda de energia podem inibir a inicialização e o funcionamento do RAID.
Danos causados por exclusão acidental de dados ou perda de partição, falha na formatação ou tentativas de reconstrução da RAID, substituições de arquivos e muito mais.
Resultado de danos físicos se o equipamento for derrubado, quebrado ou destruído por inundação ou incêndio.
As causas adicionais incluem desligamentos inadequados, deterioração da mídia e idade avançada do equipamento.
Quanto custa um serviço de recuperação de dados RAID?
Normalmente calculamos os custos de recuperação com base na gravidade e tipo de falha, nível de dificuldade para o engenheiro recuperar seus dados e o número de discos rígidos em seu RAID.
Abaixo está uma análise de como esses fatores afetam o custo da recuperação de RAID.
As falhas de RAID podem ser tão pequenas quanto restaurar dados excluídos ou tão graves quanto recuperar de danos físicos causados por elementos externos.
A gravidade da falha afeta o tempo que leva para um engenheiro de recuperação diagnosticar, analisar e recuperar seus dados RAID.
A gravidade e o tipo de falha são determinados nas fases iniciais do processo de recuperação de dados.
Utilizamos um processo de clonagem bit a bit de cada disco como uma primeira etapa no processo de recuperação de RAID.
A imagem do disco fornece uma imagem completa dos danos rastreando a estrutura de dados.
Se a estrutura de dados não estiver visível devido a tentativas inadequadas de reparo ou outras tentativas de recuperação anteriores, o nível de dificuldade aumenta e as chances de uma recuperação bem-sucedida diminuem.
Ignorar os sinais de desaceleração ou os primeiros sintomas de falha da RAID também aumenta a dificuldade, a duração e o custo da recuperação de dados.
Solicite agora uma análise com nossos especialistas em recuperação de dados!